Mobula munkiana
É uma das menores espécies de móbula (se não a menor). Presente apenas na porção leste tropical do oceano Pacífico (do México ao Perú, incluindo as ilhas Galapagos, Cocos e Malpelo).
Formam grandes agregações (dezenas a milhares de indivíduos), durante as quais realizam saltos a vários metros de altura, por motivo ainda desconhecido, mas possivelmente para interação social, visto que após os saltos, pousam com a parte ventral do corpo paralelo à água, causando um barulho característico.
Vulnerável
Fonte: IUCN Red List
Características
A cor do dorso varia de marrom à cinza. Com um “colar” escuro na cabeça, envolto por uma listra cinza clara na parte superior que se une a banda escura na extremidade da cabeça. Possui a margem anterior da nadadeira peitoral cinza claro. A borda da nadadeira dorsal é escura com uma mancha clara próximo à extremidade.
O ventre é predominantemente branco, podendo ser mais escuro nas pontas das nadadeiras peitorais. Apresenta mancha marrom/bronze (ou acinzentada) que se estende ventralmente de trás da cabeça até a margem da primeira fenda branquial.
Tamanho máx.: 110 cm
Peso: pode ultrapassar 25 kg
Tamanho/maturação: ~90 cm
Tamanho no nascimento: ~35 cm
Estimativa de vida: desconhecido​
Profundidade Máx. registrada: 30 m
No Brasil
Não há registro da espécie no Brasil.